Blog da Emotion

Home / Blog / O que é uma Buyer Persona

O que é uma Buyer Persona

13 de agosto de 2020  |  Por Marcus Vinícius  |  Categoria: Dicas
Buyer Persona

Buyer Persona é personificação do cliente ideal para o seu negócio. Esse perfil é usado como base para o time de marketing e vendas entenderem a fundo com quem desejam fazer contato com potencial de fechar negócio.

A criação de uma persona é feita com base em dados, estatísticas e pesquisas, que podem ser realizadas com clientes atuais, grupos focais, pesquisas online e contato direto com pessoas que possuem o perfil ideal para o seu produto ou serviço. É uma criação que vai muito além do conhecido “público-alvo”. No perfil da persona você descreve informações como estilo de vida, o que gosta de fazer, suas dificuldades no dia a dia, necessidades a serem sanadas, entre outros. Quando mais completa for a ficha, melhor será a estratégia traçada para se chegar ao cliente ideal.

 

Buyer Persona v3

Por que é importante criar uma persona para seu negócio?

Ter um perfil traçado com detalhes do cliente ideal a ser alcançado é de extrema importância para todo o time de marketing e vendas. Todas as ações a serem tomadas são feitas com base nesses dados e no comportamento do público. Isso ajuda o time a focar no que realmente é essencial, criando um discurso de marca adequado ao perfil.

Ao criar uma persona para o seu negócio, considere as seguintes dicas:

  • Não crie diversas personas. Trabalhe algo em torno de 3 perfis diferentes;
  • Não crie personas com bases em suposições. Apesar de um perfil fictício, utilize dados reais coletados em pesquisas, entrevistas e feedback dos clientes atuais;
  • Não perca tempo com detalhes irrelevantes. A persona deve ser detalhada, mas sem exageros que não agregam ao time de marketing e vendas.

Exemplo de uma Buyer Persona

Carlos Rodrigues, 28 anos, analista de sistemas em uma empresa de TI em Belo Horizonte, MG. Carlos é um jovem antenado com novas tecnologias. Sempre gostou de computadores e cursou análise de sistemas na faculdade. Atualmente trabalha junto ao time de tecnologia, onde desenvolve soluções em sistemas para diversas empresas.

É uma pessoa mais tímida, e nas horas vagas não abre mão de um bom filme ou série. Já é independente, mora sozinho de aluguel e não pretende ter moradia fixa. É adepto ao transporte por aplicativo, e não tem interesse em comprar um carro. Sempre conectado às redes sociais, Carlos busca se especializar na carreira e pensa em conseguir um emprego fora do país. Mas como nunca viajou fora do Brasil, tem dificuldades em saber como escolher uma escola de intercâmbio, ou mesmo ir por conta própria.

Viu como as buyer personas são mais específicas e focadas em um perfil próximo ao real? Dessa forma é mais fácil ao time de marketing propor estratégias para encontrar o cliente ideal e oferecer soluções aos seus problemas!